Pular para conteúdo

Uma festa perfeita precisa dos mínimos detalhes

O caminho até o “felizes para sempre” é árduo e, muitas vezes, estressante, pois são muitas as decisões a serem tomadas para que tudo saia perfeito.

Pedir dinheiro para viagens e outros

Presente não se pede. "Se já moram juntos, que sejam generosos e peçam ajuda para terceiros, é um gesto de caridade", sugeriu a consultora de etiqueta.

Atraso da Noiva

Atraso é indelicado em qualquer situação. Hoje, os padres até costumam encurtar o casamento quando a noiva chega depois do horário. "Pior que atraso é achar que os convidados são mal-educados e colocar no convite que a cerimônia começa 15 minutos antes do horário real", completou Célia.

Beber em excesso

Qualquer tipo de excesso é deselegante. Fora que os noivos acabam não aproveitando bem o momento que tanto planejaram e esperaram.

Convidar por e-mail

O convite deve ser entregue pessoalmente. No caso de pessoas que moram em locais distantes, vale enviá-lo por correio ou motoboy.

Só presentes caros na lista

A atitude dá a impressão de que só quer se aproveitar dos convidados, como observou Célia. Escolha itens para todos os bolsos.

Cortar a gravata / Passar sapato da noiva

Pedir dinheiro é tão cafona quanto o atraso da noiva, opinou Célia. "Acho uma sacanagem. Já gastou com maquiagem, roupa, presente e ainda vem pedir dinheiro?"

Pedir presente específico para os padrinhos

A situação é constrangedora, nunca se sabe o que está dentro do orçamento do padrinho. Fora que presente não se pede. Os padrinhos é que devem perguntar, segundo Célia, mas já colocando o seu limite de valor: "Já ganharam geladeira? Televisão?"