Pular para conteúdo

Quem não gosta de um bem casado?

Bolos e Doces
 
 
O bem casado, doce que simboliza a união de um casal, surgiu na Europa, provavelmente entre os séculos XVIII e XX, num período em que os casamentos sofreram consideráveis transformações no decorrer dos anos.

O bem-casado possui várias formas e recheios, que variam pelo mundo afora. Em Portugal, por exemplo, o doce se apresenta com uma camada de ovos moles no meio. No Brasil predomina o doce de leite, seja o claro ou o escuro. Por aqui, inclusive, é bastante comum o recheio de doce leite feito de leite condensado cozido na própria lata!!!

O fato é que, independente da forma ou recheio, não há casamento bom que você não receba um bem casado. Contagiados por essa delícia, fomos até a cozinha do Noriture Buffet e, após muita insistência (usando a tática do "o que é bom precisa ser compartilhado" rs), saímos de lá com uma receita deliciosa desse doce, vamos lá, papel e caneta em mãos e:

 

 

Massa para os Bem Casados

Ingredientes:
6 claras de ovos.
6 gemas de ovos
6 colheres (sopa) rasas de açúcar peneirado
1 colher (chá) de fermento em pó
6 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo peneirada

 

 

Modo de fazer:

Bata as claras em neve.
Acrescente as gemas e bata por 10 minutos.
Acrescente o açúcar e bata por mais 15 minutos.
Desligue a batedeira e misture o fermento.
Acrescente a farinha de trigo misturando levemente com colher de pau.
Quando terminar de misturar a farinha não continue mexendo.
Leve para assar em assadeira retangular 30 cm se quiser o bem casado mais altinho ou leve para assar em assadeira retangular 35 cm se quiser o bem casado um pouco mais baixo. Coloque em forno 180 graus. Retire do forno levemente dourado. Deixe esfriar um pouco e já corte com cortador redondo com 5 cm de diâmetro. Pegue a massa cortada e vá colocando sobre a mesa, uma ao lado da outra. Coloque doce de leite dentro de saquinho de confeitar com bico perlé (bico de buraco). Recheie generosamente um círculo de massa e coloque a outra massa virada ao contrário sobre o recheio. Aperte. Se tiver excesso retire das laterais com uma faquinha.

 

 

De acordo com Solano Jr, chef do buffet Noriture, aos poucos você irá controlar a quantidade de recheio para que não fique pouco e também que não deixe excesso. Após isso, passe o bem casado no açúcar refinado ou no açúcar de confeiteiro. Embrulhe no papel celofane ou no crepom. Depois feche com etiquetas e decore com fitas, flores, etc.

O chef contou ainda que o bem casado dura por até 3 meses (congelado), desde que acondicionado em caixa e passado no papel filme. Já em temperatura ambiente,dura de 4 a 10 dias, dependendo da umidade do ar, no caso de nossa cidade, onde ela é elevadíssima, o ideal é não deixar chegar aos 10 dias.

Sobre o doce de leite, o chef diz que ele pode ser cozido na pressão por 45 minutos, ou pode ser um doce de leite de primeira linha. Lembrando que o recheio de doce de leite é o preferido das pessoas, mas tem quem goste também de recheio com geleia de damasco, trufas, baba de moça, entre outros.

 

 

 


comments powered by Disqus