Pular para conteúdo

Catedral Metropolitana de Belém

Igrejas

A primeira igreja de Belém foi construída provisoriamente dentro do Forte do Presépio e já era dedicada a Nossa Senhora das Graças. Poucos anos depois foi transferida para o atual Largo da Sé, sendo elevada a sede de arquidiocese em 1906, é um dos mais belos templos do Brasil como imponência de arquitetura, com arte religiosa e como riqueza sóbria do interior.

A Catedral da Sé possuí belíssimos desenhos e parte da arqueitetura é atribuída ao arquiteto italiano Antônio José Landi, em estilo barroco-colonial e neoclássico, como a fachada com o coroamento das duas grandes torres, também guarda belíssimas telas criadas por renomados artistas europeus do século XVIII, localizados nos seus dez altares laterais, substituindo as imagens tradicionais, além de 28 candelabros de bronze, vitrais religiosos de grande valor artístico. Os relógios da Catedral são importados da europa e foram instaladas no templo em 1772. O grandeórgão, da oficina do francês Aristide Cavaillé-Coll, foi instalado em 1882, sendo o maior órgão da América Latina.

Após vários anos sem que fosse submetida a medidas sérias de conservação, o que deteriorou bastante alguns de seus aspectos estruturais e artísticos, a Catedral Metropolitana de Belém foi, enfim, submetida a restauração, em 2005, sendo reaberta ao público no dia 1º de setembro de 2009.

O atual altar principal foi criado em Roma por Luca Carimini no século XIX.

Endereço: Praça Dom Pedro II - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-310

Telefone: (91) 3223-2362

Visite WebSite: www.catedraldebelem.com

 

 
 
 

Fotos: JMConduru


comments powered by Disqus